Informações: (98) 3243 2337

Perguntas Frequentes

1.

É permitido tomar água antes da coleta de sangue?

R.

Sim, porém tomá-la com moderação.

2.

A alimentação interfere nos resultados dos exames?

R.

Sim, principalmente no de triglicérides. Por exemplo, alguém com triglicérides elevado, se comer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame, terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente alto. Para triglicérides, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. Dieta habitual é a que você costuma comer no seu dia-a-dia. O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental jejum de 12 a 14 horas para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

3.

Por que, às vezes, quando se tira sangue para exames as vezes o local fica roxo?

R.

Isto se chama hematoma e é causado por um extravasamento de sangue para fora da veia. Hematomas podem ocorrer por coleta em veias finas, delicadas, pelo uso de medicamentos como o AAS- Aspirina ou por esforço excessivo nas horas seguintes à coleta. Após a coleta pressione o local com algodão por no mínimo 1 minuto. Não use bolsas nem faça força no braço puncionado por pelo menos 2 horas após a coleta.

4.

O uso de bebida alcoólica, medicamentos e fumo podem interferir nos resultados dos exames?

R.

Sim, podem interferir em alguns exames.

O álcool causa interferência principalmente na dosagem de triglicerídeos, no gama glutamil transferase, entre outros, em intensidade variável. Por isso, não se deve consumir bebida alcoólica nos três dias antecedentes à realização de exames.

O Fumo compromete exames de agregação plaquetária e de curva glicêmica. Nestes casos, procure evitar o fumo no dia da coleta de seus exames.

Medicamentos podem interferir em exames de laboratório. Como o ácido  aceltilssalicílico, presente em vários analgésicos, anti-térmicos e antiácidos (AAS, Aspirina, Buferin, Cibalena, Dooxene-A, Doril, Engov, Melhoral, Somalgin, entre outros) que interfere em testes de coagulação do sangue, agindo como um antiagregante das plaquetas. Já o exame de Tempo de Protrombina não é afetado por esta substância. Em altas doses o Ácido Acetilssalicílico também pode reduzir os valores totais de tiroxina (T4).

É IMPORTANTE informar na recepção o uso de qualquer medicamento. A suspensão de qualquer medicamento antes da coleta de exames só pode ser feita pelo médico. Quando não for possível suspender a medicação isto será considerado na interpretação clínica dos resultados dos exames.

As Vitaminas como a Vitamina C podem interferir em exames de laboratório, podendo alterar exames de creatinina e glicose. A Vitamina E, que pode interferir nos testes de agregação plaquetária. Evite consumir vitaminas antes da coleta.

5.

Fazer caminhada antes da coleta de sangue pode interferir nos resultados dos exames?

R.

O esforço físico pode interferir em alguns exames, como a dosagem de glicose, em dosagens de fator VIII de coagulação, CPK, LDH e triglicerídeos. Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes daqueles realizados em condições basais.

6.

Por que é necessário fazer asseio e desprezar o primeiro jato para fazer exame de urina?

R.

O asseio e o desprezar do primeiro jato é necessário para eliminar células, secreções e até mesmo germes presentes na uretra que poderão mascarar o resultado. Daí a necessidade de desprezá-lo e de coletar o jato médio, que representa melhor a urina para análise presente na bexiga.

7.

Que é EAS ou urina tipo I?

R.

O EAS se refere à pesquisa de Elementos Anormais e Sedimento da urina, é denominado também de Exame de urina tipo I . É um exame de rotina que avalia, além de alguns aspectos da integridade das vias urinárias, algumas funções renais e algumas situações extra-renais. É um exame geral, de triagem, e seus resultados devem ser interpretados levando em conta vários dados clínicos do paciente. Este exame deve ser feito, principalmente, quando se suspeita de algum problema infeccioso e/ou inflamatório de vias urinárias.

Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã ou a critério do seu médico após asseio prévio. Mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: permanecer 4 horas sem urinar. Para exames de cultura de urina. o material deve ser colhido preferencialmente no laboratório após instruções prévias.

8.

Porque é necessário desprezar o primeiro jato de urina no momento da coleta?

R.

Sim, é extremamente importante. O primeiro jato de urina traz células, secreções e bactérias da flora normal que podem estar presentes na uretra. Principalmente no exame de cultura de urina (utilizado para identificar infecções) é importante que o material a ser examinado não esteja “contaminado” com material uretral. Coletando o jato médio é quase certo que o laboratório estará recebendo para análise apenas o material que estava na bexiga.

9.

O uso de medicamentos e cremes vaginais interferem no exame de urina?

R.

Podem interferir nos preventivos, coletas de secreção vaginal, etc. Para o exame de urina o é necessário adotar cuidados especiais para que não haja interferência dos medicamentos vaginais : higienizar o local na hora da coleta e usar tampão vaginal.

10.

Pode-se fazer exames de sangue com gripe, resfriado ou febre?

R.

Sim, porém é importante consultar o médico antes de coletar o material, pois em alguns casos a doença pode interferir em exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.

Lembre-se, entretanto, de que o ideal é sempre que possível realizar seus exames para controle clínico ou acompanhamento de doenças em condições normais de saúde, atividade física e alimentação.

11.

Posso fazer exame menstruada?

R.

Sim. Se necessário realizar coleta de urina no período menstrual deve-se tomar dois cuidados especiais: higienizar o local na hora da coleta e usar tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina. A menstruação pode interferir em alguns exames de urina

Em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, porém diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental informar o médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.

12.

Para o exame de fezes é necessário jejum?

R.

Não, a coleta das fezes pode ser feita sem jejum e em qualquer horário do dia. Isso vale para todos os exames de fezes. O ideal é coletar o material em casa, em um frasco adequado, fornecido pelo laboratório, que contém inclusive instruções para a coleta do material.

13.

O uso de laxante interfere no exame de fezes?

R.

Não é recomendado o uso de laxante para a coleta de amostras de fezes, para que o material fecal possa ser avaliado macroscopicamente (pesquisar presença de muco, pus, sangue etc.) e também para a realização de outras técnicas como para a pesquisa de larvas de um determinado parasita na qual há necessidade das fezes não estarem semi-líquidas ou líquidas.

O uso de laxante aumenta a velocidade do trânsito do intestino podendo aumentar a absorção dos alimentos, interferindo em outros exames.

14.

É necessário ficar em jejum para realizar o teste de gravidez e com quantos dias de atraso menstrual?

R.

Não é necessário jejum para a realização do teste de gravidez.

Uma semana após a relação em que possa ter ocorrido a fecundação já é suficiente para fornecer um resultado positivo no teste de gravidez no sangue (beta-HCG).

15.

Quanto tempo em jejum é necessários para a coleta exames de sangue?

R.

Para a maioria dos exames de sangue é necessário um jejum mínimo de 8h como: o Ácido úrico, amilase, cálcio, fósforo, fosfatases, gama GT, HGH, ferro sérico, capacidade de ligação, paratormônio, transferrina, VDRL, creatinina, PSA e TSH.

  • De 8h a 14 h para glicemia em jejum, curva glicêmica, teste de tolerância à glicose e lactose.
  • De 12h à 16h para Lipidograma, triglicerídios - Colesterol total e frações.
  • Não é obrigatório jejum para o hemograma, tipagem sanguínea, Dosagem de IGE.
  • Jejum prolongado (acima de 14h ou 16h), pode alterar resultados de exames.

16.

Posso ter acesso a meus exames por telefone?

R.

Independentemente do atendimento ser realizado como particular ou pelo plano de saúde, os resultados podem ser retirados pessoalmente, em nossas unidades de atendimento, ao portador com o recibo de atendimento, na matriz ou aqui em nosso site. Por questões éticas e de segurança, somente seu médico pode entrar em contato com o LCM e conversar com nosso bioquímicos e biomédicos para obter seus resultados. O LCM disponibiliza uma senha para o acesso médico aos resultados somente de seus pacientes.