Informações: (98) 3243 2337

O uso de bebida alcoólica, medicamentos e fumo podem interferir nos resultados dos exames?

Sim, podem interferir em alguns exames.

O álcool causa interferência principalmente na dosagem de triglicerídeos, no gama glutamil transferase, entre outros, em intensidade variável. Por isso, não se deve consumir bebida alcoólica nos três dias antecedentes à realização de exames.

O Fumo compromete exames de agregação plaquetária e de curva glicêmica. Nestes casos, procure evitar o fumo no dia da coleta de seus exames.

Medicamentos podem interferir em exames de laboratório. Como o ácido  aceltilssalicílico, presente em vários analgésicos, anti-térmicos e antiácidos (AAS, Aspirina, Buferin, Cibalena, Dooxene-A, Doril, Engov, Melhoral, Somalgin, entre outros) que interfere em testes de coagulação do sangue, agindo como um antiagregante das plaquetas. Já o exame de Tempo de Protrombina não é afetado por esta substância. Em altas doses o Ácido Acetilssalicílico também pode reduzir os valores totais de tiroxina (T4).

É IMPORTANTE informar na recepção o uso de qualquer medicamento. A suspensão de qualquer medicamento antes da coleta de exames só pode ser feita pelo médico. Quando não for possível suspender a medicação isto será considerado na interpretação clínica dos resultados dos exames.

As Vitaminas como a Vitamina C podem interferir em exames de laboratório, podendo alterar exames de creatinina e glicose. A Vitamina E, que pode interferir nos testes de agregação plaquetária. Evite consumir vitaminas antes da coleta.

Comments are closed.