Informações: (98) 3243 2337

Pesquisa de Sangue Oculto

Material: Fezes

Orientações para Coleta:

Fazer coleta de amostra de fezes recente sem conservante. Antes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.Evitar o uso de talco, laxantes, antiácido, contraste oral (utilizado em exames radiológicos), uso de supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta.
Coletar em frasco limpo e seco adquirido em farmácias ou fornecido pelo laboratório. Enviar as amostras de fezes rapidamente ao laboratório em temperatura ambiente em até 2 horas após a coleta, ou no dia seguinte mantidas refrigeradas.
Não colher durante: o período menstrual, ou quando houver sangramento de hemorroidas, ou sangramento gengival. Aguardar no mínimo 48 horas após o sangramento ter cessado.
É recomendado não ingerir bebida alcoólica nos três dias que antecedem ao teste.
Verificar uso de medicamentos que podem causar sangramento gastrointestinal e devem ter o seu uso suspenso 3 dias antes da coleta ou conforme orientação médica (o medicamento só pode ser suspenso após orientação médica): aspirina, AAS, anti-inflamatórios não esteróide ( ex.:diclofenaco), anticoagulantes, colchicina, reserpina, vitamina C, iodo, sulfato ferroso, contraste radiológico.

Comentários:

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame laboratorial com a finalidade de detectar a presença de quantidades mínimas de sangue nas fezes, pequenas o suficiente para não poderem ser vistas a olho nu. Este pesquisa pode ser usada para investigar anemias de causa desconhecida, porém a sua maior utilização é como método de triagem do carcinoma colorretal embora apresente sensibilidade baixa.

Comments are closed.