Informações: (98) 3243 2337

Citologia oncótica – Exame Preventivo

Material: Raspado cervical

Orientações para Coleta:

  • Para garantir um resultado correto, é importante seguir as orientações para as 48 horas que antecedem o exame:
  • Não usar medicamentos vaginais ( creme ou óvulo);
  • Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;
  • Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve;
  • Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

Comentários:

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou)  é um exame ginecológico realizado como prevenção para câncer de colo uterino.É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.
O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença logo no início, antes que a mulher apresente sintomas.

Existe uma fase (sem sintomas) pré-clínica do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser possível  através do exame preventivo. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença: sangramento e dor nas relações sexuais.

 

Comments are closed.